clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Presidente da Colômbia exige libertação imediata de deputados seqüestrados

O presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, exigiu nesta sexta-feira, 12 de abril, a libertação imediata de todos os deputados seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na manhã de quinta-feira, a Frente 30 das Farc seqüestrou 12 deputados da Assembléia de Cali e quatro funcionários.

Os quatro funcionários da Assembléia já foram libertados pelas Farc. Em um comunicado lido por um dos seqüestrados, o presidente da Assembléia Juan Carlos Narváez, a Frente 30 disse que os funcionários foram libertados após um acordo com a polícia, e não por pressão militar como havia sido divulgado, e exigiu o fim das operações militares na região para não botar em risco a vida dos deputados. Mesmo assim, o governo prossegue com os operativos militares para pôr fim ao crime.

Três facções das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) invadiram na manhã de quinta-feira a assembléia do distrito de Valle, no centro da cidade de Cali, seqüestraram 12 deputados e mataram um policial. Testemunhas disseram à polícia que os guerrilheiros entraram na sede da assembléia vestindo trajes das Forças Armadas e pediram que os deputados abandonassem o lugar porque corriam riscos caso permanecessem no local.
Fazendo-se passar por soldados em uniformes de camuflagem, os homens armados raptaram os legisladores após a explosão de uma bomba no interior do edifício para distrair a atenção das autoridades. A explosão matou um policial.

Na mesma quinta-feira, à noite, o ex-presidente do Congresso da Colômbia Ancízar López foi seqüestrado por supostos guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN). López foi raptado perto de sua fazenda La Primavera, situada no município de Montenegro, por cinco indivíduos armados aparentemente membros do ELN.

No ano passado, houve 3.040 seqüestros no país. Esse tipo de delito é uma fonte comum de financiamento dos grupos guerrilheiros.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.